Sunday, October 30, 2005

O Símbolo

Este é o trabalho que eu proponho com mais relutância aos meus alunos. Todos os professores são assim - têm alguma parte dos conteúdos da disciplina que prefeririam não ter de abordar. No meu caso, é o símbolo. Tenho esta relutância porque vivemos rodeados de símbolos, desde os que nos regulamentam na estrada às marcas estampadas nos objectos que nos rodeiam e nas roupas que vestimos. Torna-se difícil aos alunos ultrapassar as imagens icónicas que eles desejam e admiram e compreenderem a noção do que é um símbolo, nesta fase como algo mais pessoal. Por outro lado, é precisamente por causa dessa preponderância de imagens icónicas na vida contemporânea que é importante falar dos símbolos, dando assim algumas armas aos alunos para que eles sejam capazes de desconstruir a iconografia que lhes é suavemente imposta pelos gabinetes de marketing das empresas.

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A primeira fase do trabalho é uma conversa em que são exploradas as noções de símbolo (imagem de marca e de identidade ), sinal (imagem que transmite uma informação uniforme baseada num código comum a todos), indício (imagens que sugerem uma acção ou acontecimento) e ícone (imagem muito simplificada para que se perceba rápidamente o que se quer comunicar). É aqui que se aborda a importância económica dos logotipos (uma forma de símbolo), através da consciêncialização de que um mesmo objecto pode ser apelativo ou não, dependendo do logotipo que tiver. Os símbolos são importantes afirmações sobre estilos de vida e filosofias pessoais, e o usar um símbolo transmite sobre nós num relance muita informação sobre como somos e quem somos. Como trabalho de consolidação, os alunos podem fazer uma recolha em jornais e revistas de símbolos variados, desde os logotipos de marcas aos símbolos de clubes de futebol ou de signos astrológicos.

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A segunda fase do trabalho consiste no esboçar de ideias para símbolos. Aos alunos são dados dois caminhos possíveis. Em primeiro lugar, pode-se optar pela criação de um desenho simples através de uma exploração dos seus gostos e desejos (o aluno que gosta de ler, de computadores e de jogar à bola pode criar um símbolo que conjugue esses elementos visuais). Se o aluno tiver dificuldades em trabalhar a partir da primeira sugestão, pode pegar nas primeiras letras do seu nome, conjugando-as com linhas e cores para criar um símbolo a partir desses elementos.

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A terceira fase do trabalho é um estudo das cores possíveis para o símbolo. Após o aluno ter criado a imagem que pretende que seja o seu símbolo, deverá estudar diversas alternativas e combinações de cores, para escolher a mais eficaz.

Para terminar, os alunos realizam em folha A4 uma esquadria simples de 1 cm. Sobre essa folha de projecto, desenham por uma última vez o seu símbolo final, tendo em atenção dois pormenores: o símbolo tem de estar centrado na folha, e o tamanho do símbolo deve aproveitar bem o espaço da folha de trabalho (tendo em conta, claro, as características visuais do símbolo).

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