Sunday, October 30, 2005

Capa de Trabalhos

Os trabalhos sobre a letra e o símbolo têm aplicação imediata na capa para os trabalhos dos alunos. No sexto ano, o desenho e construção de uma capa não me parece necessária, mas no quinto ano, este é um daqueles trabalhos que é excelente para se introduzir o trabalho com régua e esquadro, as noções de rigor, de projecto de trabalho e medições.

No entanto, não complico. Existem inúmeros modelos de capas de trabalho que se podem construir a partir de judiciosos cortes e dobragens de cartolinas ou outros materiais. Mas sendo a capa de trabalhos um objecto cuja função é a de guardar os trabalhos dos alunos, opto por um desenho simples, que os alunos conseguem construir com grande facilidade.

Image hosted by Photobucket.com

Na imagem acima, as únicas medidas que coloquei são as dos cortes/dobragens para as abas da capa. As restantes terão de ser conseguidas a partir das medidas de uma cartolina, que variam sempre em alguns milímetros.

A capa é simples: implica apenas o traçar das medidas na cartolina, traçar as linhas de corte e dobragem, fazer os cortes e dobragens (aconselho x-actos) e colar as abas ao interior da capa. O resultado final é uma bolsa que guarda com facilidade os trabalhos dos alunos e o bloco A3.

Image hosted by Photobucket.com

Sobre o rosto da capa aplicam-se o nome (estudo da letra) e o símbolo. Para reforçar, pode-se proteger as abas e as aplicações com papel autocolante transparente.

1 comment:

Tiago Carvalho said...

http://www.capas.pt.to/
um abraço de um colega
Tiago