Tuesday, October 25, 2005

Estudo da Letra II

Image hosted by Photobucket.com

Para terminar o estudo da letra, os alunso rentabilizam as novas tecnologias. Se os exercícios manuais estimulam a motricidade fina, e alguma criatividade gráfica, frente ao computador o exercício torna-se num estímulo de descoberta criativa.

Para fugir à ditadura do que já existe, os alunos não utilizam os programas a que já estão habituados (como o Microsoft Word). O objectivo aqui é estimular a descoberta e não produzir textos. Assim, coloco os alunos frente ao Adobe Photoshop.

O Photoshop é um programa complexo, que oferece multiplas funcionalidades de nível profissional. Como estou a introduzir alunos de quinto e sexto ano ao programa, não me interessa uma exploração exaustiva das suas capacidades. As noções que abordo, quando coloco os alunos frente ao interface do photoshop, são um reconhecimento das ferramentas, com especial incidência à ferramenta Type e à ferramenta Move, um reconhecimento das paletas de cor e estilos, e um reconhecimento das layers (camadas).

O segundo passo está em demonstrar como os alunos podem escrever, usando a ferramenta Type e alterando o tipo de letra e o corpo de letra à sua vontade. Mostrar que o Photoshop permite que a letra tenha até 999 pontos de corpo costuma produzir exclamações de surpresa por parte dos alunos. O conceito-chave é explorar diferentes tamanhos e tipos de letra.

Em seguida, tendo os alunos escrito o seu nome em duas layers diferentes, uma vez a preto e outra numa cor à escolha, o desafio está em experimentar filtros sobre a letra a preto. Costumo apostar nos filtros de desfocagem (blur) e distorção (distort). É explicado aos alunos que devem explorar à sua vontade, e que sempre que não gostem do resultado devem recorrer ao comando edit->undo, ou à combinação de teclas Ctrl+Z.

Image hosted by Photobucket.com

O último passo está na composição de uma imagem final com os efeitos obtidos, que poderá passar pela sobreposição da layer com o nome a cores sobre o resultado dos filtros, ou uma exploração dos estilos pré definidos, que se podem aplicar simplesmente clicando nos ícones disponíveis no separador Styles, na paleta das cores.

A seguir é só imprimir, recortar e colar na capa de trabalhos.

3 comments:

Jobe Forester said...

Very interesting and attention getting blog, could I tell a friend? I really enjoy this stuff, mind if I come often? Anyway, thanks for making such a great blog, I'll be back to make a contribution.
I have a rashguards site with rashguards information.
Come find my blog if you want to have some fun!

~ bye
keep up the good work!

Jobe Forester said...

Okay Artur, I don't know if you can help me, but I think maybe you will understand. I see all this crazy blog spam everywhere (I see some here) and I'm wondering if you know how we can stop it. I just have a site about rashguard, and I can't even go find information on rashguard without having to filter through all the junk. My blog gets totally bombarded with this rediculously spam. I hope you're not as frustrated as my self. Anyway, good luck with your blog, and let me know if you have any ideas...

Thanks.

kyle phillup said...
This comment has been removed by a blog administrator.