Thursday, September 29, 2005

Estudo da Letra I

O estudo da letra, uma unidade de trabalho tradicionalmente abordada antes da construção de uma capa de trabalho, é um trabalho que envolve várias componentes, que se desenvolvem em várias fases. A primeira fase é de pesquisa, para que os alunos tomem consciência da diversidade de desenhos de letra que são possíveis. A segunda fase é a de criação de um tipo de letra normalizado, que serve como introdução a um método de traçado rigoroso de letras. A terceira fase terá de ser, obrigatóriamente, de criação: misturando influências que vão do grafitti aos tipos de letras visualizáveis em revistas e no computador, os alunos terão de criar a sua própria letra. Nestes últimos anos, aproveitando a propagação de poderosas ferramentas informáticas de tratamento de imagem, tenho optado por realizar esta terceira fase utilizando o Photoshop, que permite uma liberdade criativa que o suporte tradicional não permite.

Em termos teóricos, os alunos deverão ficar a saber algumas regras básicas sobre a utilização gráfica da letra:

- A adequação do tipo de letra: para permitir uma fácil leitura a letra deve ser simples.
Também as letras de fantasia, desde que bem estudadas, podem reforçar o
sentido da palavra sem perderem a sua legibilidade.

- A adequação do tamanho da letra: O tamanho das letras deve adequar-se ao fim a que se destina. Há dois tipos de letras que à partida dificultam a leitura do texto, é o caso dasletras altas e magras ou baixas e gordas,letras a evitar.

- A adequação do espaçamento entre letras: Os espaços devem ser curtos e sempre idênticos, só variando em função da letra e do seu desenho.

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Caixa de Letra

As metodologias de construção rigorosa variam de acordo com o nível etário. Com os alunos de quinto ano, como forma de estimulação da motricidade fina através de exercícios rigorosos (aqueles gestos para nós tão simples como traçar uma linha direita ou segurar numa régua, mas por vezes tão difíceis naquelas pequenas mãos), pode-se optar pelo traçado de letras em quadrícula (ou linhas-guia, ou caixa de letra), duas ou mais linhas rectas ou curvas, paralelas entre si, o que permite manter a mesma altura e largura de letra. A utilização de papel quadriculado torna este exercício mais simples.

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Pauta

Para alunos de sexto ano, com maiores capacidades gráficas, pode-se optar pelo traçado de uma pauta, através da qual se consegue manter os espaços e os tamanhos das letras com grande rigor, independentemente do tamanho da superfície onde se pretende desenhar as letras.As pautas podem ter as dimensões que se quiser, desde que se respeite a legibilidade das letras. A pauta tem como vantagem a sua liberdade: o espaço interior da pauta pode servir para representar qualquer tipo de letra.

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Com os alunos de quinto ano, como actividade introdutória que também tem o objectivo de estimular a correcta utilização da tesoura, pode-se realizar uma actividade de recorte e colagem, o "escrever o nome com uma tesoura": os alunos têm de pesquisar, em jornais e revistas, letras do seu nome, recortando-as cuidadosament pelo contorno, e realizando uma colagem. Os alunos devem apenas dar atenção às variadas formas das letras. Os professores deverão dar atenção à forma como os alunos utilizam a tesoura e executam recortes, para indiciar possíveis dificuldades ao nível da motricidade fina.

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A proposta deste trabalho aos alunos gera sempre uns olhares supreendidos. No fim de contas, escrever com uma tesoura parece um contra-senso.



Materiais: folha A4, tesoura, cola, jornais e revistas

1 comment:

Maria Avila said...

OI Arthur!
Que bom achei seu blog! Estou adorando...Sou artista auto-didata, e sempre tenho muito que aprender. Abraços do Brasil
mariaavila.com