Monday, January 25, 2010

Regra da Mão Direita



Dificuldades em perceber o que são os eixos XYZ? São eixos cartesianos (a partir de Descartes, o matemático que primeiro descreveu este tipo de sistema de coordenadas) e permitem localizar um ponto com exactidão no espaço tridimensional. Para compreender melhor a orientação destes eixos, podemos utilizar a regra da mão direita: coloca os dedos da tua mão direita tal como na imagem. O polegar representa o eixo X, o indicador o eixo Y, e o dedo médio o eixo Z. Também ajuda pensares no eixo Y como cima/baixo, eixo X como norte-sul, e eixo Z como este/oeste.

(Imagem adaptada de Brutzman, D., Daly, N. (2007). X3D: Extensible 3D Graphics for Web Authors. São Francisco: Elsevier.)

Sunday, January 17, 2010

Actroids



A encarnação de L'Eve Future de Villiers de l'Isle-Adam ou Olympia do conto O Homem de Areia de E.T.A. Hoffman. Construídos pela Kokoro, uma empresa japonesa de robótica subsidiária da Sanrio, são actualmente os andróides mais realistas disponíveis no mercado. 46 servomotores, aspecto estranhamente real e uma gama de comportamentos programados criam um elevado nível de interacção. Encarnação pura da teoria do Uncanny Valley, que postula uma curva em sino descendente em que o cruzamento do nível de familiaridade com o realismo de um objecto artificial que simula o vivo vai de um fascínio ao ponto de repulsa.

Quando nos parece tão real como o real esperamos uma série de pistas inconscientes que não estão lá, causando uma sensação de estranheza e repulsão. Um investigador japonês nesta área conta que quando a sua equipa criou um andróide modelado numa criança a sua filha pequena tinha medo de entrar no laboratório. Parece haver um limite intrínseco entre a nossa procurar pelo realismo e a sensação de real que o artificial nos dá. Por outro lado, as sensações de estranheza/fascínio criadas por novas tecnologias têm tendência a esbater-se com as gerações seguintes de pessoas que já nasceram e cresceram rodeadas dessas tecnologias. Foi assim com a imprensa, com a rádio, com a televisão e está a acontecer com a internet, isto pensando em tecnologias ligadas aos media. O que implicará sentir o humano para uma geração futura que cresça familiarizada com máquinas que simulam quase na perfeição o orgânico?

(Mais coisas sobre robótica nipónica aqui: Loving The Machine.)

Monday, January 11, 2010

Skybox

Criar um panorama 3D Skybox no Bryce

Uma skybox permite criar uma paisagem contínua em todas as direcções. São renderizadas seis imagens que cobrem o espaço como o interior de uma caixa. O VRML permite criar a ilusão que um fundo criado desta forma se assemelhe a uma esfera.

O Bryce permite criar uma skybox através de um método específico. Têm de ser renderizadas seis imagens, correspondentes aos seis lados de um cubo com parâmetros rigorosos de posição de câmara nos eixos XYZ e de campo de visão.

Sunday, January 10, 2010

Introdução ao PowerPoint



Conceitos elementares do PowerPoint, para os alunos de 5º ano.

Saturday, January 09, 2010

Introdução ao Word



Uma pequena introdução aos conceitos elementares do processamento de texto, destinada aos alunos de 5º ano.